Arne Jacobsen (1902-1971) é o arquitecto dinamarquês que melhor interpretou o funcionalismo. Os seus edificios estão espalhados pela Alemanha, Dinamarca e Inglaterra. Licenciou-se em arquitectura na Royal Danish Academy of Arts em Copenhaga em 1927. In 1930, estabeleceu o seu atelier que dirigiu até 1971.
A cadeira “Ant” de 1952 tornou-se a primeira cadeira de leve sendo o assento e as costas feitos numa só peça de madeira moldada. A modelo “3107” de 1955 que é mais conhecida por “Seven” foi lançada em faia, preto e branco e tornou-se o maior sucesso de mobiliário dinamarquês. Estas duas peças fizeram o sucesso de Arne Jacobsen e tornaram a Fritz Hansen uma companhia reconhecida internacionalmente pelo seu design e qualidade.
Os seus mais conhecidos projectos são a St. Catherine´s College em Oxford e o SAS Hotel em Copenhaga para o qual desenhou várias peças como famosas as cadeiras “Swan” e “Egg” , candeeiros e tecidos mas também cutelaria, vidros e puxadores.
Durante os anos 60 Arne Jacobsen usou as formas circulares, cilíndricas o triangulo e o cubo. Ambas a linhaem aço inox “Cylinda-Line” para a Stelton e a série de candeeiros “AJ” para a Loius Poulsen são um reflexo dessa utilização.