DESIGNER PRODUTOS LOJA NOVIDADES LINKS CONTACTOS
Finn Juhl (Dinamarca)
Finn Juhl (1912-1989) foi o primeiro designer dinamarquês a ser reconhecido internacionalmente. Estudou arquitectura na Royal Academy de Copenhagen com o arquitecto dinamarquês Vilhelm Lauritzen, mas como designer de mobiliário foi um autodidata, um facto que sempre enfatizou.
Juhl começou a desenhar mobiliário no final de 1930, começou por desenhar principalmente peças para si mesmo, mas depois de abrir o escritório em 1945, depressa se tornou conhecido pelas suas peças fora do comum, expressivas e esculturais. Em comparação com seus contemporâneos, Juhl dava mais ênfase à forma das peças e menos à sua função, o que demonstrava uma séria ruptura com a tradição da Escola Klint. Finn Juhl foi muito influenciado pelo escultor abstrato Jean Arp, influência que já é visível numas das suas primeiras cadeiras a “Pelican” e que permaneceu um motivo ao longo de toda a sua carreira. Uma das suas peças mais conhecidas, a cadeira “Chieftain', desenhada em 1949, é um belo exemplo da vontade de Juhl em separar o assento e as costas esculturalmente desenhados da moldura de madeira em que encaixam. O mesmo princípio é evidente na cadeira “45', concebida em 1945 onde a ênfase é colocada sobre os braços desenhados de uma forma muito elegante.
O primeiro projecto de Finn Juhl nos Estados Unidos foi em 1951, quando foi convidado para projectar o interior do Trusteeship Council Chamber na sede da ONU em Nova York. Uma tarefa enorme para um jovem e inexperiente arquitecto, mas Juhl recebeu muitos elogios pelo resultado. Esta primeira experiência na América e os contactos feitos nessa altura, mais tarde revelaram-se preciosos para muitos arquitectos dinamarqueses, porque Finn Juhl abriu o caminho para o estilo 'Danish Modern' que se tornaria internacionalmente conhecido e valorizado.
nord@lojanord.com